As oportunidades do mercado de franquias

Featured image

Chegou 2015, época de visualizar novas metas, fazer mudanças e, por que não, começar um negócio próprio. Muitas pessoas encerraram o ano sonhando em empreender. Um dos grandes obstáculos de quem pensa assim é mudar o próprio pensamento. A maioria quer empreender por necessidade e não por visualizar oportunidades. Minha primeira dica é: abram a cabeça e procurem olhar ao redor. Muitas vezes numa necessidade sua, rotineira, pode surgir um negócio de alto valor.

Mas, se você já tentou esse exercício e sentiu a cabeça esquentar, pare. É importante que esse processo seja tanto emocional quanto racional, pois dessa forma você consegue concentrar mais equilíbrio na hora das decisões. Isso não quer dizer que terás pouco trabalho. Normalmente, quem está à frente de um negócio, ou pretende estar, deve ter um propósito firme, procurar contato com empreendedores experientes e se atualizar com conteúdo sobre o assunto.

Outra alternativa para quem quer empreender é procurar o modelo de franquias. O mercado do franchising está crescendo. Em 2013, existiam 2.703 redes de franquias e mais de 104 mil unidades franqueadas, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dados de 2014 apontaram um crescimento de 10% no faturamento em comparação com o mesmo período de 2013. Esse número só tende a crescer devido à demanda de empreendedores, cada vez mais interessados por esse tipo de mercado.

Começar um negócio do zero exige processos bem detalhados. Seguir um caminho que já foi construído torna a jornada mais simples e com retorno garantido. Além disso, existe um modelo padronizado que, se seguido corretamente, tende a garantir mais tempo para pesquisas de feedback e mercado, ampliando as oportunidades de venda do produto ou serviço.

A probabilidade de retorno de um franqueado é bem maior e, dependendo do negócio, pode acontecer no mesmo ano de abertura da franqueada. O investimento varia bastante conforme cada marca. Nestas horas, é bom manter a atenção quanto à afinidade, conhecimento, valor para investimento e necessidade de retorno imediato de médio ou alto valor. Nada funciona com mágica e, portanto, há muito trabalho para ser feito.

Um franqueado nunca está sozinho. Além de contar com a franqueadora que dará todo suporte necessário, principalmente no início, há possibilidade das próprias unidades compartilharem ideias, melhorias e chegarem num acordo do que é melhor e funciona.

Mercado em ascensão, negócio testado e aprovado, gestão automatizada e padronizada, menor risco, assessoria e consultoria são bons motivos para você investir numa franquia em 2015. De qualquer forma, sonhe grande e trabalhe duro para chegar lá. O sucesso é o pagamento dos ousados.

Fonte: A Notícia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s