As 50 melhores cidades para abrir franquias no Brasil

Oportunidades e consumo em expansão. Estes dois fatores foram levados em conta para chegar à lista das cidades mais promissoras para abrir uma franquia. A pesquisa, elaborada pela consultoria Rizzo Franchise e divulgada com exclusividade por Exame.com, lista os 200 melhores mercados para franquias.

O levantamento considera nove ramos de atuação (educação, livrarias, automotivo, infantil, hotelaria, construção, saúde e beleza, alimentação e acessórios pessoais) e mostra quais são as melhores oportunidades em cada uma das cidades analisadas. “Olhamos o índice potencial de consumo de cada localidade, comparado com os negócios disponíveis nos nove setores. Quando tem índice maior do que a oferta local, entra no ranking”, explica Marcus Rizzo, que coordena a pesquisa.

No topo da lista, está São Paulo. Vale lembrar que apenas o resultado da pesquisa não basta para o empreendedor abrir uma franquia na região. “As pessoas devem escolher uma franquia pela identificação com a atividade e não só porque existem oportunidades de mercado local”, alerta Rizzo.

Confira as 50 cidades mais bem colocadas no ranking e os setores com melhores oportunidades em cada uma delas.

size_590_imoveis-av-paulista1. São Paulo (SP)

Entre as dez maiores cidades do mundo, São Paulo lidera a lista e é um dos principais mercados para franquias no país. Segundo dados da ABF, a capital paulista concentra 17,5% das unidades do país.

2. Rio de Janeiro (RJ)

Uma das principais economias do país, a cidade será palco de dois eventos mundiais: a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016. No ano passado, os investimentos na cidade chegaram a 5,2 bilhões de reais.

3. Brasília (DF)

Brasília passou do quarto para o terceiro lugar no ranking. Segundo a ABF, 2,5% das unidades do país estão na cidade. Hoje, marcas com foco na classe média alta se desenvolvem melhor na região.

4. Belo Horizonte (MG)

De acordo com dados da prefeitura de Belo Horizonte, o setor de comércio e serviços da representa 58,7% da participação no PIB da capital mineira. A cidade caiu uma posição em relação a pesquisa anterior.

5. Salvador (BA)

Do sétimo para o quinto lugar, Salvador é a primeira cidade do Nordeste a aparecer no ranking. Hoje, segundo a ABF, a capital da Bahia responde por 2,1% das franquias do país.

6. Curitiba (PR)

Segundo dados do IBGE, Curitiba ocupa o quarto lugar no ranking dos municípios com maior participação no PIB do Brasil. O PIB da cidade é de 58 bilhões de reais e a participação nacional, de 1,4%.

7. Porto Alegre (RS)

Porto Alegre perdeu duas posições na lista. No estudo de 2012, estava em quinto lugar. A cidade, que detém 1,9% das franquias brasileiras, tem participação de 1,1% no PIB nacional.

8. Fortaleza (CE)

De acordo com a prefeitura de Fortaleza, a produção industrial é um dos fortes do local, centrada principalmente nos ramos de vestuário e calçados, artefatos de tecidos, couros e peles, entre outros. O PIB da cidade é de 42 bilhões de reais.

9. Goiânia (GO)

Com PIB de 27,6 bilhões de reais, Goiânia ganhou uma posição no ranking, na comparação com o estudo de 2012. A cidade tem mais de 1,3 milhão de habitantes e é responsável por 0,6% do PIB nacional.

10. Recife (PE)

A capital pernambucana é conhecida também pelo seu polo de empreendedorismo digital e, em 2010, o faturamento das 200 empresas do Porto Digital chegou a 1 bilhão de reais. Segundo dados do IBGE, o PIB de Recife é de 33,1 bilhões de reais.

11. Manaus (AM)

No ranking de 2012, Manaus estava na 14ª posição e agora aparece como a cidade mais forte para franquias na região Norte, na 11ª posição. A cidade tem, hoje, participação de 1,2% no PIB nacional.

12. Campinas (SP)

De acordo com prefeitura de Campinas, 50 das 500 maiores companhias do mundo têm filiais instaladas na região metropolitana da cidade. Além disso, a cidade conta com 20 institutos de pesquisa e tecnologia.

13. Belém (PA)

Belém, no Pará, é a segunda cidade do Norte do país a aparecer no ranking, atrás de Manaus. O PIB da cidade é de quase 20 bilhões de reais. O setor mais promissor seria o de livrarias.

14. Guarulhos (SP)

De acordo com o IBGE, Guarulhos é o maior município paulista em população e está localizado na região metropolitana de São Paulo. A cidade encontra-se entre duas importantes rodovias nacionais e abriga um dos principais aeroportos do país.

15. São Bernardo do Campo (SP)

A cidade da região metropolitana de São Paulo é uma das maiores do estado, com mais de 800 mil habitantes e importante representação econômica para a região. Saltou da 17ª para a 15ª posição na lista.

16. Santo André (SP)

Localizada na região metropolitana de São Paulo, Santo André tem uma população estimada em 2013 pelo IBGE de 705 mil habitantes. A cidade caiu três posições em comparação à pesquisa de 2012, ocupava o 13º lugar do ranking.

17. Campo Grande (MS)

Campo Grande pulou da 23ª para a 17ª posição na pesquisa da consultoria. A cidade tem mais de 830 mil habitantes e tem PIB de mais de 15 bilhões de reais.

18. São Gonçalo (RJ)

Com uma população estimada em 2013 pelo IBGE de 1,025,507 milhão de pessoas, São Gonçalo é uma das cidades mais populosas do estado do Rio de Janeiro. Na pesquisa de 2012, a cidade ocupava a 25ª posição do levantamento.

19. Ribeirão Preto (SP)

A mais de 300 quilômetros da capital paulista, Ribeirão Preto é um dos principais polos de agronegócio no país. O local manteve a mesma posição desde a última pesquisa.

20. Niterói (RJ)

Localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, Niterói tem um PIB de 11,2 bilhões de reais, segundo os últimos dados do IBGE. Com uma queda de oito posições, Niterói ocupava a 12ª posição na pesquisa de 2012.

21. Natal (RN)

Com belas praias e paisagens, Natal representa o Nordeste na lista e é a cidade mais promissora no Rio Grande do Norte. A cidade saltou da 26ª para a 21ª posição no estudo.

22. São Luís (MA)

A capital do Maranhão subiu oito posições em relação à última pesquisa. O município é o mais populoso do estado e de acordo com dados do IBGE de 2010 tem mais de 1 milhão de habitantes

23. João Pessoa (PB)

Entre as dez cidades mais populosas do Nordeste, João Pessoa ganhou 15 posições no ranking, saindo de 38ª para 23ª cidade mais promissora.

24. São José dos Campos (SP)

A menos de 100 quilômetros de São Paulo, a cidade caiu duas posições em relação à pesquisa anterior. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Embraer são duas referências do município.

25. Maceió (AL)

Com quase 1 milhão de habitantes, a cidade perdeu cinco posições no levantamento, saindo de 20ª para 25ª mais promissora. Entre as cidades do Nordeste, o desempenho foi razoável, sendo a sexta melhor para franquias.

26. Osasco (SP)

O município está localizado na região metropolitana de São Paulo e na pesquisa anterior a cidade ocupava a 21ª posição do ranking.

27. Duque de Caxias (RJ)

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, Duque de Caxias é responsável por 0,64% do PIB nacional e saiu da 40ª para a 28ª posição no ranking da Rizzo Franchise. Com economia fortemente ancorada em indústrias e comércios, a cidade é base para uma das principais refinarias da Petrobras.

28. Florianópolis (SC)

A capital de Santa Catarina é o segundo município mais populoso do estado. Na pesquisa de 2012, a cidade ocupava o 24º lugar do ranking.

29. Uberlândia (MG)

Localizada no Triângulo Mineiro, Uberlândia tem pouco mais de 600 mil habitantes e tem o setor de prestação de serviços como o mais relevante para sua economia.

30. Santos (SP)

A cidade de Santos é o 30ª melhor lugar para abrir uma franquia, mas na pesquisa anterior ocupava a 18º posição do ranking, tendo uma das quedas mais fortes no levantamento deste ano.

31. Sorocaba (SP)

Sorocaba está entre as cinco cidades mais populosas do estado de São Paulo e é uma das mais desenvolvidas economicamente.

32. Teresina (PI)

A capital do Piauí é a cidade mais populosa do estado e em ambas as pesquisas o munícipio ocupou o 32º lugar do ranking de melhor cidade para investir em uma franquia.

33. Cuiabá (MT)

Agroindústria e comércio são os principais motores da economia de Cuiabá. Com cerca de 600 mil habitantes, a capital do Mato Grosso ganhou uma posição desde o último levantamento, feito em 2012.

34. Aracaju (SE)

Na pesquisa de 2012, a capital do estado de Sergipe ocupava a 42ª posição de melhores cidades para abrir franquias. Segundo dados do IBGE, a cidade tem uma população de 571.149 mil habitantes.

35. Nova Iguaçu (RJ)

A cidade carioca, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, tem mais de 800 mil habitantes e PIB de 10 bilhões de reais. A cidade saltou da 44ª para a 35ª posição na lista, desde o último levantamento.

36. Londrina (PR)

A cidade é a segunda mais populosa do estado do Paraná. Em 2012, a cidade ocupava o 31º lugar do levantamento.

37. Contagem (MG)

Com participação de 0,46% no PIB nacional, a cidade mineira tem população estimada em 638 mil pessoas. A cidade pulou da 41ª para a 37ª no levantamento da consultoria.

38. Juiz de Fora (MG)

A cidade está localizada a sudeste de Belo Horizonte e é um dos municípios mais populosos de Minas Gerais. Juiz de Fora caiu nove posições em relação ao último levantamento.

39. Caxias do Sul (RS)

Com 465 mil habitantes, Caxias do Sul tem um dos maiores índices de desenvolvimento socioeconômico do estado. Saiu da 35ª para a 39ª posição na lista. A economia da cidade é movida principalmente por indústrias e serviços.

40. Joinville (SC)

Localizada no estado de Santa Catarina, a cidade é mais populosa que a capital, Florianópolis. Na pesquisa anterior, o município ocupava o 36º lugar do ranking.

41. Vila Velha (ES)

Na região metropolitana de Vitória, Vila Velha tem quase 500 mil habitantes. O setor de serviços é hoje a maior força da economia local. A cidade subiu quatro posições no ranking e é a primeira cidade do Espírito Santo na lista.

42. Jundiaí (SP)

A cidade é uma das cidades que mais contribuem para o PIB do Brasil, com um PIB de 21,8 bilhões de reais. Em relação à pesquisa anterior, Jundiaí ocupava o 37º lugar do ranking.

43. Vitória (ES)

A capital do Espírito Santo é movida, principalmente, pelas atividades portuárias. A cidade caiu dez posições na lista, saindo de 33ª para 43ª desde o último levantamento.

44. Maringá (PR)

A cidade é a terceira maior do estado do Paraná. Maringá ocupava a 49ª posição no levantamento anterior das melhores cidades para abrir franquias.

45. São José do Rio Preto (SP)

A cidade, a 440 quilômetros de São Paulo, tem cerca de 440 mil habitantes. No levantamento, saiu da 39ª para a 45ª posição. O setor terciário é a maior fonte geradora do PIB do local atualmente.

46. Jaboatão dos Guararapes (PE)

O município é o segundo mais populoso do estado de Pernambuco. A cidade subiu duas posições em relação ao ranking de 2012.

47. Feira de Santana (BA)

A cerca de 100 quilômetros de Salvador, Feira de Santana é um dos principais centros urbanos da região. Saltou da 62ª para a 47ª posição na lista, e é a segunda melhor cidade da Bahia no ranking de franquias.

48. Aparecida de Goiânia (GO)

O município está localizado na região metropolitana de Goiânia e é um dos polos industriais do estado. A cidade subiu 35 posições desde a última pesquisa, pois no ano passado ocupava o 83º lugar do ranking.

49. Mogi das Cruzes (SP)

Com quase 400 mil habitantes, Mogi das Cruzes tem um forte polo de agricultura, principalmente hortaliças, e entre as cidades de São Paulo ficou na 13ª posição.

50. Piracicaba (SP)

A cidade encontra-se no interior de São Paulo e ocupou o 44º lugar da pesquisa de 2012. De acordo com dados do IBGE, o PIB de Piracicaba em 2011 foi de 11,56 bilhões de reais.

Com mais de 100 anos do mercado a Coldwell Banker possui o conhecimento certo para você crescer. Visite: http://www.cbdobrasil.com.br

Fonte: Exame

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s